segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Continuação

Como ia dizendo:
  -                Sempre existiu o criminoso comum, sabemos. Sempre se roubou, matou, enganou, etç, mas os crimes de morte  - salvo raras excepções  -  eram de ordem passional, enquanto os roubos e afins implicavam arte e sabedoria. Cérebros intelegentíssimos, até por uma questão de desafio ou provocação, engendravam esquemas e processos muitas vezes considerados de geniais.Mas se o seu génio por vezes sobressaia, mais tarde ou mais cedo  estavam a contas com a justiça ( que então, sim, existia ) e passavam a maior parte da vida atrás das grades justificando a velha máxima de que  " o crime não compensa ". Todos nós temos no conjunto dos nossos caracteres, um ou outro com tendência para a marotice incluindo meter a mãozinha no bolso do alheio, e se nunca o fizemos, ( exceptuando surripiar as nêsperas ao vizinho ), deve-se à educação que nos ministraram e, sobretudo, com respeito para com a Lei.  Agora onde é que está a Lei e o respeito?
  Assistimos a um assalto, até na nossa própria propriedade, identificamos o ladrão, a ocorrência vai às mãos do juiz e este manda-o em paz  para casa, e se for preso, como tantas vezes se tem dito, pouco tempo estará à sombra, e volta ao seu mister altamente rentável e isento de impostos!Tenho até a impressão que se o Sr.Ministro os obrigasse ao IRC o País conseguiria mais alguns milhões para o erário público. Claro, isso com a atribuição da respectiva carteira profissional onde constasse por escalões a categoria atribuída. Por exemplo: desde arrumadores de automóveis a empresários corruptos.
  Pois... Mas esses são os criminosos comuns que já não nos surpreendem por tanto serem falados, ao contrário de uns outros a quem ninguém quase se refere, não sabemos bem porquê...
   De repente surge-nos no panorama actual uma série incontável de vigaristas,  burlões,ladrões,especialistas em corrupção de fortunas incalculáveis e o que acontece ?, dão-lhe uma palmadinha no ombro e mandam-lhe "cumprir a dolorosa pena "de aguentarem com mais um  luxuoso e bem pago cargo nesta ou naquela companhia ou repartição !!!
      SENHORES  ... NÃO BRINQUEM  COM ISTO   -- PORQUE SE ISTO DÁ OUTRA VOLTA...  

Sem comentários:

Enviar um comentário